PERSPECTIVAS CLIMÁTICAS FUTURAS COM BASE NOS MODELOS DO CMIP6 PARA MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (PE), BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510171642

Palavras-chave:

Modelos climáticos, Cenários do clima, Anomalias futuras, Correção de viés, Quantil mapping

Resumo

Este estudo avalia as projeções de modelos climáticos globais do CMIP6 para municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) em três períodos futuros: curto (2015-2044), médio (2045-2074) e longo prazo (2075-2100), para dois cenários de emissão, SSP2.4-5 e SSP5.8-5. Utilizando dados do ACESS-ESM1, HadGEM3-GC31-LL, INM-CM5, TaiESM1 e UKESM1-0-LL, foi estabelecida uma correlação com os históricos observados da região fornecido pelo Daily gridded meteorological variables in Brazil. A correção de viés foi aplicada aos modelos pelo método Quantile Mapping para normalizar os dados climatológicos, resultando em um ajuste satisfatório. Após a correção, os dados demonstraram maior consistência e revelaram aumento significativo nas temperaturas máximas e mínimas, com maior impacto nos meses mais frios, sugerindo um aquecimento gradual da região. Além disso, observou-se uma tendência de redução na precipitação, sobretudo no cenário mais pessimista (SSP5-8.5), o que pode afetar a gestão de recursos hídricos e a agricultura. Este estudo contribui para compreender as condições climáticas futuras em municípios da RMR, como forma de fornecer informações para enfrentar os desafios climáticos e sustentáveis na região, além de reforçar a importância de aplicar correções de viés e considerar múltiplos modelos climáticos para obter projeções mais precisas e confiáveis.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vanine Elane Menezes de Farias, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE.

  • Arivânia Bandeira Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE.

  • Pedro Benjamin Carreiro Lima Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE.

  • Diego Cezar dos Santos Araujo, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui BSc. em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia e MSc./PhD. em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pós-Doutorando, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE.

  • Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1989), Ph D em Civil Engineering - University of Newcastle Upon Tyne (1997). Professora Titular,  Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE.

  • Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, Universidade Federal de Pernambuco

    Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, PhD em Métodos Computacionais Aplicados à Engenharia - Wessex Institute of Technology (Inglaterra), Pós-doutorado pela Universidade do Mississippi (USA) e Livre Docente pela Universidade de Pernambuco.  Professor Titular, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco. Recife - PE.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIAS, Vanine Elane Menezes de; RODRIGUES, Arivânia Bandeira; MONTEIRO, Pedro Benjamin Carreiro Lima; ARAUJO, Diego Cezar dos Santos; MONTENEGRO, Suzana Maria Gico Lima; CABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira. PERSPECTIVAS CLIMÁTICAS FUTURAS COM BASE NOS MODELOS DO CMIP6 PARA MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (PE), BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 58–79, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510171642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71642. Acesso em: 4 abr. 2025.