METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS PERIFÉRICOS INTEGRADOS AO SISTEMA DE METRÔ BASEADA EM ANÁLISE ESPACIAL: ESTUDO DE CASO DE UMA METRÓPOLE NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239060740Palabras clave:
Análise espacial, Parque de estacionamentos, Centros urbanosResumen
O estudo examina uma alternativa metodológica de uso de dados espacializados para análise da implantação de estacionamentos periféricos aos centros urbanos. Possibilitando dentre outros benefícios uma maior integração entre o metrô e o automóvel. Como estudo de caso, foi escolhida a cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A metodologia baseou-se na utilização de técnicas de análise espacial aplicada como análises de agrupamento e avaliação de vizinhança das concentrações de vagas, localização dos centros urbanos, condições de trânsito em trechos de vias e estações de metrô, além de uma análise das origens das viagens motorizadas individuais para determinação dos parâmetros propostos. Os resultados mostram a possibilidade da implantação de parques de estacionamento ligados a estações de metrô em zonas periféricas da cidade que hoje dispõem de estrutura precária do serviço. Considerando os resultados, observa-se ainda um potencial comunitário de desenvolvimento socioeconômico ligado a tais equipamentos que complementam sua função de promover a integração metrô-automóvel. O método proposto se mostrou eficiente em seu objetivo e contrasta com alternativas tradicionais de planejamento e utilizadas para a implantação desses equipamentos públicos.
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Derechos de autor 2022 Ricardo Luiz dos Santos Junior, Elaine Gomes Vieira de Jesus, Vivian de Oliveira Fernandes, Mauro José Alixandrini Junior
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