CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA: UMA REVISÃO DE METODOLOGIAS DE MAPEAMENTO DE AQUÍFEROS PARA O ORDENAMENTO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217541888Palabras clave:
Recursos hídricos, Contaminação hídrica, Caracterização aquífera, Planejamento do territórioResumen
O uso sustentável dos recursos hídricos é uma necessidade para garantir o direito do acesso à água para futuras gerações. No Brasil, apesar dos entes estaduais e união, serem os responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, a municipalidade possui o papel de desenvolver sistemas racionais de ordenamento territorial para minimizar os efeitos do uso e ocupação do solo sobre a água. Para isso é necessário o auxílio de metodologias de vulnerabilidade aquífera, haja vista importância estratégica da água subterrânea para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do território. O referido trabalho faz uma sistematização das metodologias de aplicação da vulnerabilidade aquífera, avançando na construção desse conceito para o ordenamento territorial em abordagem interdisciplinar para conservação e proteção dos recursos hídricos subterrâneos. A vulnerabilidade aquífera e o risco associado à ação da sociedade, devem compor o diagnóstico ambiental que gera subsídios para indicar áreas de diferentes graus de risco à contaminação, em função do tipo de aquífero e atividades potencialmente geradoras de contaminantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.