CAMINHOS DA BIOGEOGRAFIA

Autores/as

  • Pedro Murara Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175813

Palabras clave:

Epistemologia, Ensino, Geografia Física

Resumen

A Biogeografia, enquanto ramo da Ciência Geográfica, estuda a distribuição das espécies animais e vegetais, o que lhe confere como características uma visão sob o foco ambiental na Geografia. No entanto, seu aporte teórico-metodológico ainda permanece baseado nas concepções biológica de análise e desta forma, pouco explora as relações entre a natureza e a sociedade. Este artigo reporta a favor de avanços teóricos na concepção da Biogeografia a luz da história e trajetória na Ciência. Por trata-se de um estudo de cunho teórico-investigativo adotou-se como materiais fontes bibliográfica. Enquanto professores e pesquisadores cabe-nos refletir sobre o atual avanço nas concepções e pesquisas da Biogeografia, identificando novas variáveis que possam ser incorporadas nos estudos biogeográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Murara, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Atua nas disciplinas de Biogeografia, Climatologia, Hidrogeografia e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Pesquisador do Grupo de Estudos de Desastres Socionaturais (GEDN) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Região, Urbanização e Desenvolvimento (NERUD). Doutorando em Geografia (UFSC). Mestre em Geografia (UFSC). Bacharel em Geografia (UNESP/campus Presidente Prudente/SP). Licenciado em Geografia (UNESP/campus Presidente Prudente/SP). Suas pesquisa estão direcionadas para áreas da Biogeografia, Climatologia, Desastres Socionaturais e Problemática Ambiental Urbana.

 

Publicado

2016-06-27

Cómo citar

MURARA, P. CAMINHOS DA BIOGEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 58, p. 176–188, 2016. DOI: 10.14393/RCG175813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31513. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos