ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MAPEAMENTOS CONVENCIONAL E POR MODELAGEM EM SIG PARA SOLOS

Autores/as

  • Lúcio do Carmo Moura Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Marcus Manoel Fernandes Instituto de Inovação CETEC SENAI
  • Jorge Batista de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144518171

Palabras clave:

Geoprocessamento, Mapeamento de solos, Pedologia

Resumen

Este trabalho tem como objetivo comparar mapeamentos convencional e por modelagem em SIG para solos. Na modelagem em SIG, foram utilizadas imagens Shuttle Radar Topography Mission - SRTM como referência para o cálculo da declividade. Os resultados foram comparados com um mapeamento elaborado de forma convencional e avaliou-se a sua pertinência no mapeamento de solos. Os mapeamentos de declividade, elaborado a partir das imagens SRTM, e o de solos, preparado de forma convencional, foram cruzados, sendo o produto final obtido a partir de sucessivas eliminações de áreas inferiores a 2,5Km2. Foi utilizado como parâmetro de eliminação o menor perímetro de contato. A partir das alterações verificadas, a utilização das imagens SRTM, como base para o mapeamento de declividade, possibilitou um maior detalhamento das unidades de mapeamentos pedológicos, gerando um novo mapa, resultado da adição dos métodos convencional e automatizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcio do Carmo Moura, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Agronomia - Ciências do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, cartografia, sensoriamento remoto, recuperação de dados cartográficos, levantamento do uso da terra e avaliação ambiental integrada.

Publicado

2013-03-27

Cómo citar

MOURA, L. do C.; FERNANDES, M. M.; DE SOUZA, J. B. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MAPEAMENTOS CONVENCIONAL E POR MODELAGEM EM SIG PARA SOLOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 45, p. 54–63, 2013. DOI: 10.14393/RCG144518171. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/18171. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos