O RURAL E O URBANO: QUANTAS QUESTÕES!

Autores/as

  • Marcos Nicolau Santos da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123916471

Palabras clave:

Rural, Urbano, Campo, Cidade, Novo Rural, Urbanização do campo

Resumen

Este texto aborda algumas discussões sobre o rural e o urbano, tanto no aspecto da formulação de suas concepções, em âmbito geral, e, particularmente, no caso brasileiro. Resgata no debate as questões dicotômicas, dualistas e as idéias de continuum rural-urbano, mas também busca a superação destas, concebendo-as como relações interdependentes, em que considera as diversidades e particularidades dos espaços rural e urbano. Não apresenta respostas conclusivas, pois entendemos que o debate é aberto. Utilizamos como fundamentação uma revisão bibliográfica, embasada na pluralidade de concepções, em diferentes áreas do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Nicolau Santos da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão em Meio Ambiente e Saúde Pública pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é vinculado ao Grupo de Pesquisa Terra & Sociedade - Núcleo de Estudos em Geografia Agrária, AGricultura Familiar e Cultura Camponesa.

Publicado

2011-09-15

Cómo citar

DA SILVA, M. N. S. O RURAL E O URBANO: QUANTAS QUESTÕES!. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 39, p. 181–197, 2011. DOI: 10.14393/RCG123916471. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16471. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos