NOVAS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL E A CONSTRUÇÃO DO CONSENSO: REFLEXÕES A PARTIR DAS NOVAS EXPRESSÕES DE CENTRALIDADE EM CIDADES MÉDIAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113316114Palabras clave:
Cidades médias, Novas expressões de centralidade, Shopping CentersResumen
O presente artigo objetiva construir movimento reflexivo acerca da abstração da realidade presente na construção do discurso do consenso da modernização e desenvolvimento propiciado pelos novos artefatos inseridos no espaço urbano, no qual a reestruturação espacial tende a reproduzir um esvaziamento das experiências dos conflitos de interesses de classe. Embora o discurso se constitua de aspectos reais e concretos, estes aspectos terminam por velar interesses e contradições, velando as tensões da sociedade burguesa ao mesmo tempo em que permite a desconstrução das possibilidades teóricas e práticas de emancipação e conscientização política dos cidadãos. Reafirma-se no "espaço pseudoconcreto��?, produzido pelo falseamento ideológico das contradições reais e pelo discurso parcial que sustenta o interesse das elites, a impossibilidade de uma apropriação subversiva à racionalidade capitalista. Nesta direção, desenvolve-se reflexão acerca das novas expressões de centralidade quanto à reestruturação que fundamentam na manifesta pertinência da produção do espaço para a reprodução ampliada do capital.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Gilberto Oliveira Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.