LEIS AMBIENTAIS EM FAVOR DA SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DA MICROBACIA MATO DENTRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103016002Palabras clave:
Diagnóstico, Ações, Sustentabilidade, MicrobaciaResumen
Esta pesquisa partiu do pressuposto de que o diagnóstico ambiental possibilita ações viáveis e otimizam realizações concretas em relação às áreas de cobertura vegetal degradadas. Ações de recuperação ambiental são necessárias, pois a legislação assim determina. O levantamento das áreas de preservação permanente (APP) e de reserva legal (RL) da microbacia Mato Dentro, pertencente ao Município de Engenheiro Coelho-SP foi o foco deste trabalho, que faz parte de outra pesquisa maior, onde as APPs e as áreas de RL de todo o município foram diagnosticadas e estudadas. A localização e a metragem dessas áreas foram mapeadas através de SIG, e relacionadas com as leis ambientais que especificam os lugares e as medidas para a sua existência. As localizações das áreas degradadas possibilitaram a elaboração de sugestões para que essas áreas sejam vistas como prioritárias pelo poder público para possíveis ações de plantio, gerando ao local uma sustentabilidade, sobretudo, legal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Gerd Sparovek, Francisca Pinheiro da Silveira Costa, Gracielle Brito Guimarães
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.