O TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92815774Palabras clave:
Território, Geografia, Categoria de análiseResumen
O objetivo principal deste artigo é discutir as diversas acepções de 'território', uma vez que ele pode ser uma chave para uma melhor compreensão da ciência geográfica, assim como, do nosso lugar no mundo. A partir daí, almeja-se pensá-lo como uma categoria de análise da Geografia. O trabalho é parte de uma discussão teórica que vimos realizando conjuntamente ao longo dos últimos meses. Nossa atenção em relação a essa categoria aumentou quando, na disciplina 'Iniciação à Pesquisa Geográfica' - Curso de Geografia da UFU, sentimos o quanto os alunos careciam desse debate e, por outro lado, o quanto seu entendimento pode contribuir com o que chamamos de 'Compreensão da própria Geografia'. O trabalho não se encerra na apresentação deste artigo. Ao contrário, ele é o início de um investimento para novas proposições no nosso fazer geográfico. Palavras-chave: Território. Geografia. Categoria de análise.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Alisson Riceto, Vicente de Paulo da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.