AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS USADAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515694Palabras clave:
Escolas, contaminação, água subterrânea, ManausResumen
O estudo realizado sobre a qualidade das águas subterrâneas envolveu 40 escolas da rede estadual de ensino na capital do Amazonas. Os resultados físicos e químicos demonstram que a água consumida em todas as 40 escolas está de acordo com o padrão do Ministério da Saúde, exceto o teor de Fe cujo nível é praticamente alterado em todas as seis zonas geográficas de Manaus. Todavia, coliformes totais foram encontrados de 25 a 60% indicando contaminação microbiológica. Em quase todas as zonas foram encontrados coliformes fecais de 25 a 40%, exceto na zona Oeste. Questionários revelam a desinformação dos gestores sobre a água subterrânea das suas respectivas escolas e ainda, a ausência de um programa de manutenção da qualidade da água realizado pela Secretaria de Educação do Governo do Amazonas. As percepções dos alunos das escolas sobre a qualidade da água expressada nos questionários aplicados demonstram também uma desinformação sobre a água servida nas escolas e as características da água subterrânea.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Genilson Pereira Santana, Viviane de Oliveira Lima Zeferino
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.