INFESTAÇÃO POR Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) E INCIDÊNCIA DO DENGUE NO ESPAÇO URBANO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51315364Palavras-chave:
Distribuição espacial, Vetor, Febre do dengue, EpidemiologiaResumo
Este trabalho avaliou a distribuição de Aedes aegypti na zona urbana de Uberlândia, MG, e sua correlação com a incidência do dengue, na epidemia de 1999. Dados epidemiológicos e entomológicos foram obtidos junto aos órgãos da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A infestação foi medida pelo índice predial. Os casos novos de dengue foram estabelecidos, segundo critério clíníco-epidemiológico. A cidade foi dividida em cinco setores, cada qual com 10 bairros ou bairros integrados. Foram aplicados métodos estatísticos não-paramétricos aos dados (p<0,05). Os índices de infestação variaram de zero a 5,90% entre os bairros; porém, não diferiram estatisticamente entre os setores pesquisados (χ2=4,04; p=0,3995). Também não houve correlação entre infestação e incidência (rs=0,00144; p=0,921) O vetor tem distribuição espacial heterogênea na zona urbana de Uberlândia e que não está correlacionada com a incidência do dengue.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Oswaldo Marçal Junior, Almerinda dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.