MULTIVARIATE SPATIAL APPROACH APPLIED TO THE STUDY OF MEDIUM-TERM VARIATION OF THE SHORELINE

Authors

  • Filipe Maciel de Moura Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-6608-8223
  • Davis Pereira de Paula Universidade Estadual do Ceará
  • Fábio Perdigão Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco José Maciel de Moura Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510170928

Keywords:

Coastline, Spatial models, Medium-term shoreline variation

Abstract

Ocean fronts are characterized by intense dynamics and vulnerability, due to the joint action of oceanographic, meteorological and anthropogenic forcing. As a result, there are several approaches to measuring this dynamic, highlighting those derived from remote sensing data, based on indicators such as the coastline, which is the interface between the marine and continental areas, and can be indicated by the limit between the dry and wet area, and which does not consider thickness or diameter. However, depending on the method and data applied, these predictions have greater or lesser uncertainty/spatial precision. The present investigation, based on data from the Landsat 5 and 8 satellite from 2011 to 2018, applied two approaches (DSAS and Cassie) to estimate variations in the coastline of Praia do Icaraí - Ceará. The results pointed to divergences between the approaches, where DSAS derived a scenario of predominance of erosive processes and Cassie a predominance of progradation. Based on campaigns and field data, as well as literature, it was found that the DSAS data are more congruent with the local reality, representing a net variation of -8.10 m and a variation rate of -2.32 m/year of the coastline.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Filipe Maciel de Moura, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Geografia Universidade Estadual do Ceará - UECE, Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento atuando nas seguintes áreas: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Geoestatística e Sistemas de Navegação Global por Satélites (GNSS). Geografia Física atuando nas seguintes áreas: Geomorfologia Fluvial e Costeira.

Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará

Em 2020, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, especialidade em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve, Portugal, em 2012. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas, em 2006. É bacharel (2003) e licenciado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, exercendo o cargo de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. É professor associado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica e membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos do CNPq. Na mesma instituição, ainda, foi coordenador dos cursos de Geografia/CCT, entre os anos de 2017 e 2019. Foi professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, entre os anos de 2013 e 2016. Foi professor permanente do quadro de docentes do Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da UVA, entre os anos de 2014-2019. Também foi coordenador brasileiro da Rede Braspor, entre os anos de 2015 e 2017, trata-se de uma rede informal de cientistas do Brasil e de Portugal que se dedicam a estudar os ambientes costeiros e suas sinergias. Atua como pesquisador na área de Geografia Costeira com ênfase em Gestão e Impactos Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: História ambiental, Interação Homem-Meio, Ressacas do Mar, Gestão de Ambientes Costeiros e Impactos Socioambientais em Comunidades Litorâneas.

Fábio Perdigão Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva de Concursos e Vestibulares da UECE - CEV.

Francisco José Maciel de Moura, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar - Universidade Federal do Ceará - UFC (2018) e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). Integra o Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos - CNPq, sendo membro do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica - LGCO/UECE. Possui experiência nas áreas de geografia física, geografia ambiental, geomorfologia costeira e oceanografia geológica. Atuou como pesquisador sênior na elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) para as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) dos territórios Lagamar, Pirambu e Moura Brasil, localizadas em Fortaleza - Ceará, a partir de convênio firmado entre a Secretaria das Cidades do estado do Ceará, Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e a Universidade Estadual do Ceará. Foi representante da UECE no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, unidade de conservação estadual do Ceará.

Published

2024-10-03

How to Cite

MOURA, F. M. de; PAULA, D. P. de; VASCONCELOS, F. P.; MOURA, F. J. M. de. MULTIVARIATE SPATIAL APPROACH APPLIED TO THE STUDY OF MEDIUM-TERM VARIATION OF THE SHORELINE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 01–17, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510170928. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70928. Acesso em: 20 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos