ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS UTILIZANDO ESTATÍSTICA MULTIVARIADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510070743

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Análise de componentes principais, Análise de agrupamentos

Resumo

A compreensão da evolução da qualidade da água no tempo e espaço é ferramenta indispensável em um mundo dependente de água em boa qualidade e quantidade. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar a qualidade da água de rios urbanos do município de Caxias do Sul-RS, utilizando técnicas de estatística multivariada. Foram analisados 12 pontos distribuídos nas sub-bacias Faxinal, Maestra, Belo, Piaí e Pinhal, inseridos na área urbana do município. Para identificação da qualidade da água, foram analisados 21 parâmetros físicos, químicos e biológicos coletados em dois períodos (2012 a 2014 e 2022). Com base na Análise de Componentes Principais (ACP) foi possível identificar três componentes que explicam juntos 63,1% da variabilidade dos dados. A análise de agrupamentos (AA) separou os períodos analisados em dois grupos. Um dos grupos formados contém todos os pontos presentes na sub-bacia do Tega, sendo essa a bacia mais urbanizada do município. A ACP e AA apontaram que as maiores fontes de degradação da qualidade da água do município são provenientes da descarga de efluentes domésticos e industrial nos corpos hídricos. Tal resultado demonstra a importância de estudos desse caráter a fim de que auxiliem o poder público na gestão das águas do seu território.

Downloads

Biografia do Autor

  • Daniela Menegat, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade de Caxias do Sul (2018) e graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Mestranda no Programa de Engenharia e Ciências Ambientais pela mesma instituição.

  • Taison Anderson Bortolin, Universidade de Caxias do Sul

    Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade de Caxias do Sul.

  • Vania Elisabete Schneider, Universidade Federal de Sergipe

    Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1989); Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior - Área de Concentração: Educação Ambiental; Mestre em Engenharia Civil - Área de Concentração - Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora Titular e Diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul.

  • Tiago Panizzon, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2010) e mestrado pela Universidade de Caxias do Sul em Engenharia e Ciências Ambientais (2014) na área de Resíduos Eletroeletrônicos. Tem experiência nas áreas de Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em Sistema Hidráulico, Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Resíduos Domésticos. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul e pesquisador do Instituto de Saneamento Ambiental

Downloads

Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENEGAT, Daniela; BORTOLIN, Taison Anderson; SCHNEIDER, Vania Elisabete; PANIZZON, Tiago. ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RIOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS UTILIZANDO ESTATÍSTICA MULTIVARIADA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 111–126, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510070743. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70743. Acesso em: 4 abr. 2025.