ANÁLISE DA INJEÇÃO E DISPERSÃO DAS PLUMAS DE FUMAÇA NA ATMOSFERA ORIUNDAS DAS QUEIMADAS DA AMÉRICA DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238556909Keywords:
Modelagem Atmosférica, Aerossóis, Queimadas, MISR, MINXAbstract
Queimadas liberam gases traços e aerossóis para a atmosfera, fatores estes que modificam os ciclos biogeoquímicos, bem como o balanço de energia da mesma, levando a alterações locais e regionais do clima, decorrentes, por exemplo, do desmatamento da vegetação natural para a abertura de áreas destinadas à pecuária e agricultura. Para determinar as alturas de injeção destas fumaças de queima de biomassa sobre a América do Sul e com o objetivo de avaliar os impactos e as dinâmicas no transporte de longo alcance desses poluentes, foram analisadas imagens do sensor Multiangle Imaging Spectro Radiometer abordo do Satélite TERRA, com resolução de 275 m em nove ângulos, variando de 0° nadir a 70° fora do nadir. Com o software MISR INteractive eXplorer foram processadas as alturas, permitindo a criação de mosaicos multitemporais. Posteriormente, a partir de um programa originado em IDL/ENVI obteve-se os dados de interesse, como a localização, a potência radiativa do fogo e a altura de injeção de cada pluma. Após o processamento inicial, sucedeu a conversão dos dados e a inserção em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Neste contexto, foi constatado que a maior fonte de emissões de poluentes são as queimadas que ocorrem sazonalmente na região Amazônica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gustavo Domingos Zanin, Francielle da Silva Cardozo, Gabriel Pereira, Paulo Ricardo Rufino, Viviane Valéria da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.