AS DINÂMICAS DE FLUXOS DO COMÉRCIO ATACADISTA DE AUTOSSERVIÇO E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESTRUTURAÇÃO DA PERIFERIA URBANA DE UBERLÂNDIA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217552997Palavras-chave:
atacadistas de autosserviço, fluxo urbanos, periferia urbana, dinâmica urbana, morfologia urbanaResumo
Mesclando características de atacado e varejo, os “atacarejos” são uma modalidade de comércio crescente no Brasil. Em Uberlândia - MG, cidade que desde sua gênese tem no setor atacadista uma de suas potências, esses estabelecimentos têm se instalado às margens da infraestrutura rodoviária que delimita sua periferia física. A partir dessa condição, esse estudo busca compreender as dinâmicas de fluxos a partir desses estabelecimentos e suas implicações no espaço urbano, em especial as zonas periféricas lindeiras aos eixos viários de Uberlândia. A pesquisa contou com extensa coleta de dados em campo e tratamento estatístico, além de estar amparada em pressupostos teóricos. Os resultados apontaram para significativas alterações na configuração e na dinâmica do espaço da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.