PATHS AND OBSTACLES OF THE ECOLOGICAL-ECONOMIC ZONING IN BRAZIL

Authors

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Federal do Sul da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCam)
  • José Carlos de Souza Geógrafo. Mestre em Geografia. Doutor em Ciências Ambientais. Universidade Estadual de Goiás. Campus Minaçú.
  • José Luiz Albuquerque Filho Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo
  • Roberto Wagner Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941305

Keywords:

Ordenamento Territorial, Diretrizes, Politica Ambiental., Conservação

Abstract

Muitos caminhos contribuíram para que o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) se desenvolvesse no Brasil e seu processo de efetivação sofreu distintas contribuições, mas também entraves políticos, conceituais e metodológicos. O estudo discutiu o desenvolvimento do ZEE enquanto instrumento de ordenamento territorial e conservação dos recursos naturais, abordando os entraves que incidem sobre a efetivação da política ambiental brasileira. Com uma abordagem qualitativa, procedeu-se uma pesquisa documental e bibliográfica das legislações e estudos relacionados ao zoneamento. O ZEE encontra-se inserido nas principais legislações ambientais para a conservação e desenvolvimento do país. Foram desenvolvidas dois ZEEs a nível governamental federal e oito ZEEs a nível estadual. Nove tipos de nomenclaturas de zoneamento encontram-se em uso, cujas terminologias induzem a uma confusão metodológica que não auxiliam a efetividade do instrumento e a regulamentação do ZEE. Os estudos científicos têm evidenciado o baixo uso de variáveis socioeconômicas e a elevada utilização da análise do uso do solo e aspectos do relevo. De forma similar, as Diretrizes para o ZEE possuem baixa adesão nestes estudos e não atingem o objetivo a que se destinam. A discussão sobre o ZEE é necessária em âmbito cientifico e técnico, visando a sua consolidação como instrumento do planejamento ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Federal do Sul da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCam)

Biólogo. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambeinte. Doutor em Ciências Ambientais.Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

Roberto Wagner Lourenço

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

Published

2019-07-10

How to Cite

LOPES, E. R. do N.; DE SOUZA, J. C.; ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; LOURENÇO, R. W. PATHS AND OBSTACLES OF THE ECOLOGICAL-ECONOMIC ZONING IN BRAZIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 342–359, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941305. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41305. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos