O "LUGAR" DE GOIÁS NAS LETRAS DE MÚSICAS SERTANEJAS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165426686Keywords:
Identidade, Cultura, Símbolo, Mundo vividoAbstract
A música constitui-se em um código cultural que promove a integração social e cultural de forma expressiva, permitindo dessa maneira, que sua identidade cultural seja reconhecida e fundada. A música além de propagadora de cultura, se destaca por ser uma forte condutora de identidade, expondo assim as almas dos lugares. A música sertaneja se tornou um dos ícones de cultura e de representação do estado de Goiás, e é nela que encontramos as maiores demonstrações de vínculos topofílicos com o estado. Dessa forma, busca-se nas letras das músicas sertanejas através da fragmentação do espaço com significado, o Lugar, Goiás. Esse trabalho torna-se uma boa opção para aqueles que queiram identificar os lugares, se reconhecerem nesses lugares e descobrirem novos lugares através da literatura musicada e entoada. Lugar e música juntam-se por serem democráticos e acessíveis aos populares. Goiás não se torna alvo dessas músicas por acaso, ele se constitui na própria essência e no meio ambiente que dá subsídios para o sertanejo, representado pelos cantores, se projetar para o mundo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.