APLICAÇÃO DO ALGORITMO SUPPORT VECTOR MACHINE NA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA DO RIO VIEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155024446Keywords:
SVM, Uso do Solo, Bacia Hidrográfica.Abstract
O mapeamento do uso e cobertura do solo permite a obtenção de informações que fomentam a construção de cenários ambientais e indicadores, como subsídios da avaliação da capacidade de suporte ambiental, sendo este realizado por meio de técnicas de classificação. O classificador Support Vector Machine (SVM) vem sendo empregado com sucesso na separação máxima das classes analisadas, com elevada acurácia. O objetivo deste trabalho é a aplicação do SVM para elaboração de mapeamentos do uso e ocupação da Bacia do Rio Vieira entre 1985 a 2010, nos quais se possam analisar as alterações ocorridas na paisagem. Os resultados mostraram que a classe mais representativa da bacia é a vegetação natural, no entanto, durante a análise foi verificada que esta sofreu pressões, devido ao avanço da mancha urbana da cidade, à prática de supressão vegetal e a implantação de áreas de pastagens. A classe área urbana se comportou de forma crescente, apresentando em 2010 uma área superior a 74 km², justificada pela criação de loteamentos, principalmente nas regiões periféricas. As classes pastagens e solo exposto mostraram-se inversamente proporcionais às áreas da classe vegetação, demonstrando dessa forma, pressões antrópicas sobre as áreas vegetadas da bacia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Adriana Aparecida Moreira, César Vinícius Mendes Nery, Fernando Hiago Souza Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.