ESTUDO PRELIMINAR SOBRE TRABALHOS DE CAMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515621Keywords:
Formação de professores, Educação Especial e Inclusiva, Trabalho de Campo.Abstract
A partir da segunda metade do século XX tem-se observado uma grande preocupação em desenvolver uma metodologia adequada que permita aos alunos com deficiência se incluírem no sistema educacional, garantindo assim, um aprendizado com qualidade. Sendo o espaço com suas relações sociais, o objeto de estudo da Geografia, torna-se necessário inserir esta disciplina no contexto da educação inclusiva, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e humana. Portanto este trabalho busca discutir a acessibilidade ao Trabalho de Campo na Geografia para os alunos com deficiência física, uma vez que esta atividade constitui em uma importante ferramenta para a construção do conhecimento geográfico e estes alunos acabam sendo excluídos de tais atividades devido à falta de veículos adaptados e às dificuldades de acesso em certos locais. Para que fosse possível a realização desse trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas "trabalho de campo e educação especial/inclusivaâ€?, bem como a disponibilidade de transporte adaptado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi levantado também o número de alunos com algum tipo de deficiência matriculados na instituição em 2006 e a análise de Projetos de Trabalho de Campo realizados no Curso de Graduação em Geografia da UFU. O objetivo desse trabalho será, portanto, apresentar aos futuros e atuais professores, alternativas para melhoria de sua formação profissional, na perspectiva da Educação Inclusiva, levando-os a refletir sobre a necessidade de o professor estar preparado para planejar suas atividades, criando técnicas, roteiros acessíveis e utilizando veículos adaptados que permitam a todos os alunos, participarem das atividades programadas, respeitando o direito a igualdade de oportunidades.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Ecione Maria da Silva, Adriany de Ávila Melo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.