SOLOS E PAISAGENS NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ POTIGUAR – BRASIL

Autores

  • Manoel Cirício Pereira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668997

Palavras-chave:

Geografia, Geoambiente, Geoecologia, Matéria orgânica, Semiárido

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar alguns aspectos pedológicos como indicativos das relações entre relevo e solo em diferentes geoambientes no núcleo de desertificação do Seridó potiguar. A escolha desse recorte espacial é justificada pela forte instabilidade ecodinâmica e potencial para o surgimento de áreas desertificadas nesta região do Brasil. A base teórico-metodológica deste estudo está relacionada à concepção de paisagem, geoambiente e das ideias oriundas da análise estrutural da cobertura pedológica. A coleta das amostras de solos foi realizada ao longo de um transecto paisagístico, por meio da abertura de microperfis a partir de 10 pontos amostrais. Entre as variáveis analisadas e relacionadas à problemática desta pesquisa, destacam-se: análise granulométrica, capacidade de troca catiônica e teor de matéria orgânica (MOS). Os dados foram analisados no Laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Existe uma considerável diversidade geoambiental e de paisagem no Seridó, refletindo distintas condições pedológicas. O melhor entendimento de sua natureza e dos fatores que governam sua produção e estabilização auxiliará na busca por práticas de manejo que contribuam para a conservação dessas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Cirício Pereira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

PEREIRA NETO, M. C. SOLOS E PAISAGENS NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ POTIGUAR – BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 305–317, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68997. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos