SOLOS E PAISAGENS NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ POTIGUAR – BRASIL

Autores/as

  • Manoel Cirício Pereira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668997

Palabras clave:

Geografia, Geoambiente, Geoecologia, Matéria orgânica, Semiárido

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar alguns aspectos pedológicos como indicativos das relações entre relevo e solo em diferentes geoambientes no núcleo de desertificação do Seridó potiguar. A escolha desse recorte espacial é justificada pela forte instabilidade ecodinâmica e potencial para o surgimento de áreas desertificadas nesta região do Brasil. A base teórico-metodológica deste estudo está relacionada à concepção de paisagem, geoambiente e das ideias oriundas da análise estrutural da cobertura pedológica. A coleta das amostras de solos foi realizada ao longo de um transecto paisagístico, por meio da abertura de microperfis a partir de 10 pontos amostrais. Entre as variáveis analisadas e relacionadas à problemática desta pesquisa, destacam-se: análise granulométrica, capacidade de troca catiônica e teor de matéria orgânica (MOS). Os dados foram analisados no Laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Existe uma considerável diversidade geoambiental e de paisagem no Seridó, refletindo distintas condições pedológicas. O melhor entendimento de sua natureza e dos fatores que governam sua produção e estabilização auxiliará na busca por práticas de manejo que contribuam para a conservação dessas áreas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manoel Cirício Pereira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

PEREIRA NETO, M. C. SOLOS E PAISAGENS NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ POTIGUAR – BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 305–317, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68997. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos