A GEOGRAFIA E OS PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO: COMO O PCK ATENDE AOS FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567160Palavras-chave:
Conhecimento, Pedagogia, Conteúdo, ReflexãoResumo
O conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, termo português para Pedagogical Content Knowledge (PCK), foi cunhado pelo psicólogo educacional americano Lee Shulman em meados dos anos 1980. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo refere-se ao conhecimento profissional específico do professor. Neste artigo, apresentamos a possibilidade do PCK como instrumento para compreender e potencializar o desenvolvimento profissional do professor em formação. Acreditamos que sua apropriação por parte dos pedagogos em formação é um campo fecundo para auxiliá-los na reflexão de suas práticas e no processo de aquisição de conhecimento. Como consequência, teremos profissionais mais capacitados em sala de aula para o desafio do magistério. Consideramos também a importância do PCK para os professores de Geografia como relevante instrumento que permite desenvolver práticas mais reflexivas sobre a sua própria ação docente.
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