UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS NO ASSENTAMENTO ÁGUA SUMIDA EM TEODORO SAMPAIO/SP/BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566272

Palavras-chave:

Assentamento rural, Clima e experiência, Estudos geográficos do clima, Clima e percepção

Resumo

O presente trabalho analisa os discursos de mulheres residentes do assentamento de reforma agrária Água Sumida, localizado em Teodoro Sampaio, porção oeste do estado de São Paulo, Brasil. O artigo retrata as impressões acerca das experiências atmosféricas dessas mulheres. Três relações foram destacadas: “A crise das lagartas”, “A vivência atmosférica nos redutos dos canaviais” e “Topofilia e percepção climática”. O primeiro episódio refere-se a análise das combinações atmosféricas que favoreceram a proliferação de uma praga que assolou os pastos da região e o acompanhamento do enfrentamento dessa crise pelas/os assentadas/os.  A segunda diz respeito ao habitar em risco nas fronteiras da produção canavieira. O terceiro conjunto de reflexões contempla os elementos identitários, resilientes e o conhecimento experiencial do lugar e do clima. Os resultados demonstram as possibilidades analíticas nos estudos geográficos do clima e a importância de centralizar os sujeitos nestas investigações, sobretudo para a compreensão aprofundada da vivência desigual do clima e das injustiças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiana de Pinho Mendes, Universidade Estadual Paulista

Bacharela, licenciada, mestre e atualmente doutoranda em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), área de concentração "Produção do Espaço Geográfico". Possui experiências de investigações nos seguintes temas: meio ambiente, climatologia, percepção, saúde e trabalho.

José Tadeu Garcia Tommaselli, Universidade Estadual Paulista

 Brasileiro, natural de PIQUEROBI - SP. - Engenheiro Cartógrafo formado pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente-SP (1982). - Mestre em Agronomia, área de concentração Agrometeorologia pela ESALQ/USP, Piracicaba-SP (1992). - Doutor em Ciências, área de concentração Energia Nuclear na Agricultura pelo CENA/USP, Piracicaba-SP (1997). - Professor da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente, deste 1987, atualmente lotado no Departamento de Geografia. - Responsável pelas disciplinas de Climatologia, Meteorologia, Hidrologia e Ciências do Ambiente. - Ministra aulas para os cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e Geografia. - Ministra aulas nos cursos de Pós-Graduação em Geografia (acadêmico e profissional) - Chefe do Departamento de Geografia (gestões 2013-2015, 2015-2017). - Tem vários artigos publicados em periódicos nacionais, capítulos de livros, comunicações em anais de congressos, orientações de trabalhos científicos e participações em bancas examinadoras de trabalhos científicos. - Parecerista da FAPESP e da FUNDUNESP. - Parecerista da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

MENDES, L. de P.; TOMMASELLI, J. T. G. UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS NO ASSENTAMENTO ÁGUA SUMIDA EM TEODORO SAMPAIO/SP/BR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 1–18, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566272. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66272. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos