ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL DIANTE DA PRECIPITAÇÃO DE GRANIZO PARA RIO GRANDE/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466083Palavras-chave:
Precipitação, Índice, SIG, RiscoResumo
Rio Grande/RS localiza-se em latitudes subtropicais de intensa atividade ciclogenética, as quais podem causar efeitos e danos à população. Diante disso, o objetivo foi elaborar e analisar a distribuição espacial da vulnerabilidade social diante da precipitação de granizo através de um índice elaborado em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A proposta metodológica visa associar fatores de ponderação para variáveis que expressam indicadores socioeconômicos (densidade demográfica, pessoas residentes, analfabetismo e pedidos de auxílios financeiros) e de infraestrutura urbana (abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário, presença de banheiro e coleta de lixo), os quais caracterizam a vulnerabilidade social. A base de dados compreende o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o relatório de atingidos por chuva de granizo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal. Diante disso, a metodologia aplicada foi validade através da Análise de Dependência por Regressão Linear para mensurar a dependência entre o índice de vulnerabilidade e os pedidos de auxílios. Os resultados constatam que as vulnerabilidades socioeconômicas muito alta situam-se à oeste da cidade e no distrito Industrial e as classificadas como altas foram identificadas em todos os distritos do município, com ênfase na porção oeste. O processo metodológico apresentou confiabilidade em 63% da vulnerabilidade nos Setores Censitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Éder Leandro Bayer Maier, Bruna Cavalcanti Gautério

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.