ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL DIANTE DA PRECIPITAÇÃO DE GRANIZO PARA RIO GRANDE/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466083Palavras-chave:
Precipitação, Índice, SIG, RiscoResumo
Rio Grande/RS localiza-se em latitudes subtropicais de intensa atividade ciclogenética, as quais podem causar efeitos e danos à população. Diante disso, o objetivo foi elaborar e analisar a distribuição espacial da vulnerabilidade social diante da precipitação de granizo através de um índice elaborado em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A proposta metodológica visa associar fatores de ponderação para variáveis que expressam indicadores socioeconômicos (densidade demográfica, pessoas residentes, analfabetismo e pedidos de auxílios financeiros) e de infraestrutura urbana (abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário, presença de banheiro e coleta de lixo), os quais caracterizam a vulnerabilidade social. A base de dados compreende o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o relatório de atingidos por chuva de granizo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal. Diante disso, a metodologia aplicada foi validade através da Análise de Dependência por Regressão Linear para mensurar a dependência entre o índice de vulnerabilidade e os pedidos de auxílios. Os resultados constatam que as vulnerabilidades socioeconômicas muito alta situam-se à oeste da cidade e no distrito Industrial e as classificadas como altas foram identificadas em todos os distritos do município, com ênfase na porção oeste. O processo metodológico apresentou confiabilidade em 63% da vulnerabilidade nos Setores Censitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Éder Leandro Bayer Maier, Bruna Cavalcanti Gautério
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.