DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS: PERSPECTIVA DOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249365352Palavras-chave:
Ensino Remoto, Repercussões da pandemia, Experiências, ProfessoresResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades para o ensino da geografia, gerados a partir do contexto de aulas remotas, enfocando a perspectiva de docentes que atuam em escolas públicas do ensino regular roraimense. Para tanto, como procedimentos metodológicos adotados, foram utilizadas uma abordagem de ordem quali-quantitativa, caráter exploratório, levantamento de fontes bibliográficas, emprego de questionário como instrumento de coleta de dados e análise de informações junto a docentes da área de geografia atuantes na educação básica de Roraima do ensino fundamental (6º a 9º ano) e ensino médio. Os dados apontados na pesquisa revelam os principais desafios enfrentados pelos docentes: a dificuldade para alcance da comunidade escolar, desmotivação dos alunos, pouca capacitação para professores nas aulas remotas e a pouca interação professor-aluno. Quanto as possibilidades, a pesquisa aponta a forma como estes professores enxergaram novos caminhos para as aulas remotas por meio do uso de ferramentas tecnológicas e meios interativos.
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