DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS: PERSPECTIVA DOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA

Autores

  • Walliane da Costa Silva Medeiros Universidade Estadual de Roraima https://orcid.org/0000-0002-7741-4856
  • Osvair Brandão Mussato Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365352

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Repercussões da pandemia, Experiências, Professores

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades para o ensino da geografia, gerados a partir do contexto de aulas remotas, enfocando a perspectiva de docentes que atuam em escolas públicas do ensino regular roraimense. Para tanto, como procedimentos metodológicos adotados, foram utilizadas uma abordagem de ordem quali-quantitativa, caráter exploratório, levantamento de fontes bibliográficas, emprego de questionário como instrumento de coleta de dados e análise de informações junto a docentes da área de geografia atuantes na educação básica de Roraima do ensino fundamental (6º a 9º ano) e ensino médio. Os dados apontados na pesquisa revelam os principais desafios enfrentados pelos docentes: a dificuldade para alcance da comunidade escolar, desmotivação dos alunos, pouca capacitação para professores nas aulas remotas e a pouca interação professor-aluno. Quanto as possibilidades, a pesquisa aponta a forma como estes professores enxergaram novos caminhos para as aulas remotas por meio do uso de ferramentas tecnológicas e meios interativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walliane da Costa Silva Medeiros, Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Sociedade e Fronteira pela Universidade Federal de Roraima (2021); especialista em Informática na Educação (2016); Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima (2015). Professora da rede pública - Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima-SEED.

Osvair Brandão Mussato, Universidade Estadual de Roraima

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em desenvolvimento regional. Graduado em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR, desde 2006, professor da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto de Roraima, desde 2002.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

MEDEIROS, W. da C. S.; MUSSATO, O. B. DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS: PERSPECTIVA DOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 109–118, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365352. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65352. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos