AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE A ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS EM MAQUINÉ/RS E INFLUÊNCIA DOS DADOS DE CAMPO NA QUALIDADE DO MAPEAMENTO DE PERIGO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249364452Palavras-chave:
SHALSTAB, Unidades Geotécnicas, Movimentos de massa, GeomorfologiaResumo
Identificar regiões suscetíveis a escorregamentos e realizar mapeamentos das áreas de perigo são ferramentas essenciais na gestão de risco e desastres associados a esses fenômenos naturais. Uma das ferramentas mais utilizadas para a elaboração de mapeamentos dessas áreas é a modelagem numérica. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi caracterizar as unidades geotécnicas (UGs) na bacia hidrografia do rio Maquiné/RS, realizar o mapeamento de perigo e avaliar a influência dos dados geotécnicos coletados em campo na qualidade do mapeamento. Foi utilizado o modelo SHALSTAB, com a consideração da caracterização das UGs da bacia com dados obtidos através de análises de solo in situ e em laboratório. Assim, foram simulados três cenários: cenário-1: default (com os valores recomendados pelo SHALSTAB original); cenário-2: médio (com um valor único para cada parâmetro, sendo esse a média dos valores obtidos em campo); e cenário-3: discretizado (com os valores espacializados para cada UG). Através dos índices de eficiência utilizados (Índice de Acerto e Índice de Erro), os resultados obtidos demonstraram que o cenário-3 apresentou o melhor desempenho, demonstrando a importância da espacialização com as UGs e da utilização de dados locais para uma maior qualidade dos mapeamentos realizados com o SHALSTAB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandro Gustavo Franck, Danrlei de Menezes, Masato Kobiyama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.