O CONTEXTO TERRITORIAL DO SISTEMA CANTAREIRA E A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Rafael Eduardo Chiodi Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249161644

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Gestão integrada, Sistema Cantareira

Resumo

Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) estão entre os mais avançados na implementação do modelo de gestão integrada e participativa dos recursos hídricos. Porém, a transposição das águas da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba para a do Alto Tietê pelo Sistema Cantareira, para abastecer a Região Metropolitana de São Paulo, coloca desafios à aplicação desse modelo. O artigo apresenta como o contexto territorial do Sistema Cantareira integra debates e ações que emergem dos Comitês PCJ, demonstra em que medida os atores sociais deste contexto estão presentes em seus espaços públicos e discute tais aspectos com base na noção da gestão integrada e participativa. Para tanto, analisaram-se atas de reuniões, o Plano de Bacia Hidrográfica e informações dos Comitês PCJ. Identificou-se que o Sistema Cantareira é encarado mais como uma obra de engenharia hidráulica, e menos como um contexto que possui múltiplas problemáticas relacionadas aos recursos hídricos. Além de parcos investimentos direcionados a tal contexto, soma-se a inexpressiva representação dos seus atores sociais como membros dos espaços públicos dos Comitês PCJ. Conclui-se que estes aspectos são lacunas à plena gestão integrada e participativa dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Eduardo Chiodi, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Administração e Economia, na área de Desenvolvimento e Extensão. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Doutor em Ciências (linha de pesquisa em Ambiente e Sociedade) pela Universidade de São Paulo (CENA-ESALQ) (2015).

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

CHIODI, R. E. O CONTEXTO TERRITORIAL DO SISTEMA CANTAREIRA E A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 379–395, 2023. DOI: 10.14393/RCG249161644. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61644. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos