CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS: O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061489Palavras-chave:
Geotecnologias no ensino de Geografia, Recursos didáticos, Sensoriamento remoto, Ambientes degradadosResumo
Este estudo pauta-se em destacar o potencial didático das imagens de satélite em aulas de Geografia, com ênfase no estudo da degradação ambiental. Especificamente, busca-se: a) discorrer sobre o histórico das geotecnologias, destacando propositivas de sua integração à Educação Básica; b) discutir sobre o uso de imagens de satélite como material didático no ensino de Geografia; c) apresentar a abordagem de um caso de degradação ambiental com imagens de satélite, mediante orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao 5o ano do Ensino Fundamental. A concretização dos objetivos se deu mediante pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento da proposta didática acompanhou a seleção prévia de um tema sobre a degradação ambiental: As áreas de extração de seixos e massará na região Norte de Teresina-PI para o setor da construção civil. Foram coletadas imagens Landsat 5-TM do município de Teresina-PI no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no programa Google Earth Pro. Os resultados indicaram que os produtos do sensoriamento remoto são alternativas para a identificação de ambientes degradados, familiarização com o objeto de estudo e leitura de impactos ambientais. Entretanto, a aplicação desses recursos demanda adaptações em conformidade com a infraestrutura escolar e metodologia empregada pelo professor.
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