CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS: O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239061489

Palavras-chave:

Geotecnologias no ensino de Geografia, Recursos didáticos, Sensoriamento remoto, Ambientes degradados

Resumo

Este estudo pauta-se em destacar o potencial didático das imagens de satélite em aulas de Geografia, com ênfase no estudo da degradação ambiental. Especificamente, busca-se: a) discorrer sobre o histórico das geotecnologias, destacando propositivas de sua integração à Educação Básica; b) discutir sobre o uso de imagens de satélite como material didático no ensino de Geografia; c) apresentar a abordagem de um caso de degradação ambiental com imagens de satélite, mediante orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao 5o ano do Ensino Fundamental. A concretização dos objetivos se deu mediante pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento da proposta didática acompanhou a seleção prévia de um tema sobre a degradação ambiental: As áreas de extração de seixos e massará na região Norte de Teresina-PI para o setor da construção civil. Foram coletadas imagens Landsat 5-TM do município de Teresina-PI no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no programa Google Earth Pro. Os resultados indicaram que os produtos do sensoriamento remoto são alternativas para a identificação de ambientes degradados, familiarização com o objeto de estudo e leitura de impactos ambientais. Entretanto, a aplicação desses recursos demanda adaptações em conformidade com a infraestrutura escolar e metodologia empregada pelo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Barros de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Geografia pela ICG/UFMG. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo TROPEN/UFPI. Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia e graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, B. B.; VIANA, B. A. da S. CONSTRUINDO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS: O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 351–366, 2022. DOI: 10.14393/RCG239061489. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/61489. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos