RELAÇÃO ENTRE CONDIÇÃO HÍDRICA E FORMAÇÕES VEGETACIONAIS NATIVAS POR MEIO DE ÍNDICES ESPECTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249161230Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, NDWI, Conteúdo HídricoResumo
A coleta de informações biofísicas da vegetação é crucial para analisar as suas características e seu comportamento nos ambientes florestais. Uma das formas de se obter essas informações pode ser realizada utilizando técnicas de sensoriamento remoto, o qual permite analisar espacial e temporalmente os componentes da superfície terrestre, entre eles as diferentes formas de vegetação e as suas características. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar a condição hídrica de diferentes formações vegetacionais nativas por meio de índices espectrais, visando a identificar quais os Índices de Diferença Normalizada da Água (NDWI) utilizados (MCFEETERS, 1996; GAO, 1996; e ROGERS e KEARNEY, 2004) mais se correlacionam à expressão do Índice de Diferença Normalizada da Vegetação (NDVI) para as épocas chuvosa e seca. Foram obtidas imagens do sensor OLI do satélite Landsat-8 referentes ao período chuvoso e seco em fragmentos de Caatinga densa, aberta e herbácea, Manguezal e Mata Atlântica stricto sensu, extraindo-se o NDVI e correlacionando-o a diferentes equações de NDWI. A equação de McFeeters se destacou como a que apresentou valores mais correlacionados ao NDVI, seguida da de Gao, para as formações vegetacionais estudadas para ambas as épocas pluviométricas, indicando o potencial de uso dessas equações nos estudos dessas vegetações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Janisson Batista de Jesus, Bruno Barros de Souza, Dráuzio Correia Gama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.