GEOGRAFIA LITERÁRIA EM PARQUE INDUSTRIAL DE PATRÍCIA GALVÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238658087

Palavras-chave:

Geografia Literária, Parque Industrial, Patrícia Galvão

Resumo

A industrialização trouxe consigo um desenvolvimento econômico, político e social para o espaço urbano. Para entender esse processo contamos com a contribuição da Geografia das Indústrias. Entretanto, a Literatura, que desde 1970 vem sendo inserida com mais vigor nos estudos geográficos, se mostra também passível de explorar o fenômeno industrial. Relacionando Geografia e Literatura, propomos uma Geografia Literária das Indústrias capaz de examinar nos escritos literários as dinâmicas relacionadas, direta ou indiretamente, à industrialização. O romance Parque Industrial publicado em 1933, de Patrícia Galvão, retrata a vida das operárias do bairro do Brás em São Paulo e é um exemplo da possibilidade de se trabalhar uma Geografia Literária das Indústrias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Santos Souza, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016-2019). Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de extensão no Laboratório de Geoecologia da Paisagem - LAGEPLAN no projeto Interações Didáticas para Educação Indígena e Ambiental - IDEIA (2017). Bolsista do Programa de Educação Tutorial nos anos de 2018 e 2019. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência pela Universidade Federal do Ceará (2020). 

Tiago Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro) e Mestre e Graduado (Licenciatura) em Geografia - Universidade Federal do Ceará (UFC). É membro dos Grupos de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM), Rastros Urbanos: Experiências, Encontros, Narrativas e Trajetórias e do Observatório de Paisagens Patrimoniais das Artes Latino Americanas (OPPALA). Trabalha com a abordagem humanista e cultural em geografia, discutindo e pesquisando temas como as educações, as religiosidades e as artes na relações com as experiências geográficas e a geografia do conhecimento.

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

Souza, B. S., & Cavalcante, T. V. (2022). GEOGRAFIA LITERÁRIA EM PARQUE INDUSTRIAL DE PATRÍCIA GALVÃO. Caminhos De Geografia, 23(86), 54–70. https://doi.org/10.14393/RCG238658087

Edição

Seção

Artigos