GEOGRAFIA LITERÁRIA EM PARQUE INDUSTRIAL DE PATRÍCIA GALVÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658087Palavras-chave:
Geografia Literária, Parque Industrial, Patrícia GalvãoResumo
A industrialização trouxe consigo um desenvolvimento econômico, político e social para o espaço urbano. Para entender esse processo contamos com a contribuição da Geografia das Indústrias. Entretanto, a Literatura, que desde 1970 vem sendo inserida com mais vigor nos estudos geográficos, se mostra também passível de explorar o fenômeno industrial. Relacionando Geografia e Literatura, propomos uma Geografia Literária das Indústrias capaz de examinar nos escritos literários as dinâmicas relacionadas, direta ou indiretamente, à industrialização. O romance Parque Industrial publicado em 1933, de Patrícia Galvão, retrata a vida das operárias do bairro do Brás em São Paulo e é um exemplo da possibilidade de se trabalhar uma Geografia Literária das Indústrias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Beatriz Souza, Tiago Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.