MODELAGEM APLICADA NA ESTIMATIVA DE VAZÃO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SUDOESTE DE GOIÁS, CERRADO BRASILEIRO
MODELING APPLIED TO THE FLOW ESTIMATE OF A HYDROGRAPHIC BASIN IN THE SOUTHWESTERN OF GOIÁS, BRAZILIAN CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557899Palavras-chave:
Geotecnologias, Modelagem hidrológica, Recursos hídricos, SWAT, SWAT-CUPResumo
É fundamental uma gestão dos recursos hídricos que integre os diferentes usuários e que garanta, com vistas ao desenvolvimento sustentável, a disponibilidade hídrica para toda a sociedade. Assim, torna-se importante a geração de dados para subsidiar o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas (BH) de forma condizente com o desenvolvimento ecologicamente equilibrado. Considerando o exposto, objetivou-se estimar a vazão hídrica em sete pontos na BH do Rio Verdinho, no Sudoeste de Goiás, Cerrado Brasileiro. Foi usado o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT), sendo a modelagem realizada no ArcSWAT e calibração no SWAT-Calibration and Uncertainty Proceduresfoi (SWAT-CUP), com uso do algoritmo Sequential Uncertainty Fitting para análise de sensibilidade. Os resultados pós processo de calibração (NS=0,53, R²=0,83 e PBIAS=-22,5) evidenciam que o modelo SWAT simulou de forma satisfatória a vazão, sendo observado que o SWAT-CUP teve dificuldade de ajustar as variáveis terrestres evapotranspiração e escoamento de base. Esse estudo servirá de base para outras pesquisas em ambientes de Cerrado, principalmente na região Sudoeste de Goiás, onde não são observados estudos com o referido modelo. Os resultados também subsidiarão ações e políticas públicas efetivas e eficientes na gestão hídrica local e regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wellmo dos Santos Alves, Alécio Perini Martins, Raina Santos Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.