MODELAGEM APLICADA NA ESTIMATIVA DE VAZÃO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SUDOESTE DE GOIÁS, CERRADO BRASILEIRO

MODELING APPLIED TO THE FLOW ESTIMATE OF A HYDROGRAPHIC BASIN IN THE SOUTHWESTERN OF GOIÁS, BRAZILIAN CERRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557899

Palavras-chave:

Geotecnologias, Modelagem hidrológica, Recursos hídricos, SWAT, SWAT-CUP

Resumo

É fundamental uma gestão dos recursos hídricos que integre os diferentes usuários e que garanta, com vistas ao desenvolvimento sustentável, a disponibilidade hídrica para toda a sociedade. Assim, torna-se importante a geração de dados para subsidiar o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas (BH) de forma condizente com o desenvolvimento ecologicamente equilibrado. Considerando o exposto, objetivou-se estimar a vazão hídrica em sete pontos na BH do Rio Verdinho, no Sudoeste de Goiás, Cerrado Brasileiro. Foi usado o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT), sendo a modelagem realizada no ArcSWAT e calibração no SWAT-Calibration and Uncertainty Proceduresfoi (SWAT-CUP), com uso do algoritmo Sequential Uncertainty Fitting para análise de sensibilidade. Os resultados pós processo de calibração (NS=0,53, R²=0,83 e PBIAS=-22,5) evidenciam que o modelo SWAT simulou de forma satisfatória a vazão, sendo observado que o SWAT-CUP teve dificuldade de ajustar as variáveis terrestres evapotranspiração e escoamento de base. Esse estudo servirá de base para outras pesquisas em ambientes de Cerrado, principalmente na região Sudoeste de Goiás, onde não são observados estudos com o referido modelo. Os resultados também subsidiarão ações e políticas públicas efetivas e eficientes na gestão hídrica local e regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellmo dos Santos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutorando e Mestre em Geogr. Física, com ênfase em Análise Ambiental (Recursos Hídricos e Geotecnologias Aplicadas), pela Universidade Federal de Goiás; Engenheiro Agrônomo pelo IF Goiano - Campus Rio Verde; e Técnico em Agropecuária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde; credenciado pelo INCRA para georreferenciar imóveis rurais; trabalha no Instituto Federal Goiano; desenvolve pesquisa na área de Meio Ambiente. Interesse nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Geotecnologias Aplicadas e Agricultura Sustentável.

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Jataí

Pós-Doutor em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2020); Doutor (2015), Mestre (2009), Licenciado e Bacharel (2007) em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Docente nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí, onde é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado). É líder do grupo de pesquisa "Monitoramento e modelagem ambiental por geoprocessamento" e possui experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias (com ênfase em Sensoriamento Remoto), Planejamento e Análise Ambiental, Modelagem em Geografia Física e Climatologia Geográfica.

Raina Santos Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília e Especialização em Geoprocessamento pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Realizou estágios no Laboratório de Sistemas e Informações Espaciais ? LSIE e no Laboratório de Geografia Física - LAGEF, vinculados ao departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Tem interesse em estudos sobre bacias hidrográficas, com ênfase em morfometria, modelagem hídrica e processos erosivos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento e Geomorfologia.

Downloads

Publicado

04-02-2022

Como Citar

Alves, W. dos S. ., Martins, A. P., & Ferreira, R. S. (2022). MODELAGEM APLICADA NA ESTIMATIVA DE VAZÃO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SUDOESTE DE GOIÁS, CERRADO BRASILEIRO: MODELING APPLIED TO THE FLOW ESTIMATE OF A HYDROGRAPHIC BASIN IN THE SOUTHWESTERN OF GOIÁS, BRAZILIAN CERRADO. Caminhos De Geografia, 23(85), 261–282. https://doi.org/10.14393/RCG238557899

Edição

Seção

Artigos