MODELAGEM APLICADA NA ESTIMATIVA DE VAZÃO DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SUDOESTE DE GOIÁS, CERRADO BRASILEIRO
MODELING APPLIED TO THE FLOW ESTIMATE OF A HYDROGRAPHIC BASIN IN THE SOUTHWESTERN OF GOIÁS, BRAZILIAN CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557899Palavras-chave:
Geotecnologias, Modelagem hidrológica, Recursos hídricos, SWAT, SWAT-CUPResumo
É fundamental uma gestão dos recursos hídricos que integre os diferentes usuários e que garanta, com vistas ao desenvolvimento sustentável, a disponibilidade hídrica para toda a sociedade. Assim, torna-se importante a geração de dados para subsidiar o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas (BH) de forma condizente com o desenvolvimento ecologicamente equilibrado. Considerando o exposto, objetivou-se estimar a vazão hídrica em sete pontos na BH do Rio Verdinho, no Sudoeste de Goiás, Cerrado Brasileiro. Foi usado o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT), sendo a modelagem realizada no ArcSWAT e calibração no SWAT-Calibration and Uncertainty Proceduresfoi (SWAT-CUP), com uso do algoritmo Sequential Uncertainty Fitting para análise de sensibilidade. Os resultados pós processo de calibração (NS=0,53, R²=0,83 e PBIAS=-22,5) evidenciam que o modelo SWAT simulou de forma satisfatória a vazão, sendo observado que o SWAT-CUP teve dificuldade de ajustar as variáveis terrestres evapotranspiração e escoamento de base. Esse estudo servirá de base para outras pesquisas em ambientes de Cerrado, principalmente na região Sudoeste de Goiás, onde não são observados estudos com o referido modelo. Os resultados também subsidiarão ações e políticas públicas efetivas e eficientes na gestão hídrica local e regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wellmo dos Santos Alves, Alécio Perini Martins, Raina Santos Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.