PANORAMA DE ESTUDOS SOBRE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE ÀS INUNDAÇÕES NO BRASIL ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Luana Lavagnoli Moreira Universidade de Federal do Rio Grande do Sul
  • Masato Kobiyama Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG227952240

Palavras-chave:

Indicador composto, Perigo, Risco

Resumo

Esse artigo traz uma revisão da literatura brasileira sobre índices de vulnerabilidade às inundações, onde foram analisados 21 artigos publicados entre os anos de 2006 até julho de 2019. Verifica-se que 85% dos estudos ocorreram após o ano de 2015, tema recente no país. A escala de aplicação mais utilizada foi a de setor censitário com base em indicadores obtidos pelo censo de 2010 realizado pelo IBGE e a maioria dos estudos focou em indicadores relacionados à etapa pré-evento de inundação. Muitos artigos criaram índices de risco por meio da união entre o mapeamento de perigo às inundações e do índice de vulnerabilidade. Em termos das etapas para a construção do índice de vulnerabilidade, a maioria aplicou para normalização o método mínimo-máximo, sendo que foram atribuídos pesos iguais aos indicadores e agregados de forma linear. Os indicadores mais utilizados na composição do índice foram: renda per capita, domicílios com banheiro sem esgotamento sanitário, densidade demográfica, domicílios com ou sem abastecimento de água na rede, e domicílios particulares precários. Em contrapartida vale destacar as limitações na criação de índices, devido à ausência de análise de sensibilidade e incerteza em todos os estudos e de validação em 95% dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Lavagnoli Moreira, Universidade de Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade de Federal do Rio Grande do Sul.

Masato Kobiyama, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também coordenador do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) no IPH-UFRGS.

Downloads

Publicado

01-02-2021

Como Citar

LAVAGNOLI MOREIRA, L.; KOBIYAMA, M. PANORAMA DE ESTUDOS SOBRE ÍNDICE DE VULNERABILIDADE ÀS INUNDAÇÕES NO BRASIL ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 22, n. 79, p. 309–320, 2021. DOI: 10.14393/RCG227952240. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/52240. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos