CARACTERIZAÇÃO HIDROAMBIENTAL COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE ÁGUA EM NASCENTES

Autores

  • Francielle Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sidney Sara Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabrina Teixeira Ferraz Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217449953

Palavras-chave:

Potabilidade, Uso e ocupação da terra, Reforma agrária, Degradação ambiental, Gestão de recursos hídricos

Resumo

A potabilidade da água para o consumo humano influencia a saúde e a qualidade de vida das populações. As nascentes representam a principal fonte de abastecimento das famílias do Assentamento Florestan Fernandes (AFF), localizado no Sul do Estado do Espírito Santo. Todavia, a supressão das florestas nativas do AFF e ausência de proteção recomendada colocam em risco a conservação e perenidade das nascentes, e podem comprometer a potabilidade da água. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das águas de nascentes com diferentes características ambientais no AFF. Selecionou-se oito nascentes e realizou-se coletas periódicas e análises laboratoriais para avaliar os parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água. Ademais, foi calculado o Índice de Impacto Ambiental em Nascentes (IIAN), para identificar o grau de impacto ambiental na área de contribuição de cada nascente. Os resultados dos parâmetros de qualidade da água, mostraram que há inconformidade com a Portaria de consolidação nº5/2017 do Ministério da Saúde e Resolução do CONAMA 357/05. O IIAN mostrou que 25% das nascentes foram enquadradas como “bom”, 37,5% como “Razoável, outras 25% classificadas como “ruim” e 12,5% como “Péssimo”. Concluiu-se que o uso e ocupação do solo, bem como seu manejo influenciam na qualidade da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais,  Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Roberto Avelino Cecílio , Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Sidney Sara Zanetti , Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Fabrina Teixeira Ferraz, Universidade Federal de Lavras

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

02-05-2020

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, F., Avelino Cecílio , R. ., Sara Zanetti , S. ., & Teixeira Ferraz, F. (2020). CARACTERIZAÇÃO HIDROAMBIENTAL COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE ÁGUA EM NASCENTES. Caminhos De Geografia, 21(74), 276–294. https://doi.org/10.14393/RCG217449953

Edição

Seção

Artigos