O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia http://orcid.org/0000-0003-4428-8395
  • Adriano Rodrigues de Souza De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia Doutorando PPGEO/IG/UFU

Palavras-chave:

Metodologia, Prática docente, Percepção espacial, Desenvolvimento do aluno.

Resumo

Propõe-se neste artigo refletir sobre a prática do Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para isso, discute-se sobre a Geografia e sua importância na leitura e percepção espacial, o percurso da prática de Trabalho de Campo na história do pensamento geográfico, as potencialidades desse tipo de atividade para o ensino e a aprendizagem na escola do século XXI. As abordagens levaram em consideração o Ensino de Geografia na perspectiva da educação como instrumento de transformação social e, a escola como um dos lugares onde ocorre o desenvolvimento dos sujeitos para o enfrentamento das desigualdades na sociedade capitalista contemporânea por meio de uma formação crítica. Os resultados convergem para a importância do Trabalho de Campo no processo de ensinar e aprender Geografia com expressivo potencial interdisciplinar, apesar dos recorrentes empecilhos para que esse tipo de ação não se concretize.

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Biografia do Autor

  • Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia
    Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Adriano Rodrigues de Souza De La Fuente, Universidade Federal de Uberlândia Doutorando PPGEO/IG/UFU
    Mestre em Geografia. Professor da Educação Básica Rede Estadual de Minas Geraisi.

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Publicado

11-07-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO SAMPAIO, Adriany de Avila; DE LA FUENTE, Adriano Rodrigues de Souza. O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 451–466, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41549. Acesso em: 20 abr. 2025.