DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE UM RIO TRANSFRONTEIRIÇO: O CASO DAS MARGENS DE UM SEGMENTO DO RIO QUARAÍ/CUAREÍM

Autores

  • ALINE ANDRESSA BERVIG Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Pesquisadora da WATERLAT-GOBACIT.
  • ELIANE MARIA FOLETO Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206940652

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica internacional, Bacia hidrográfica transfronteiriça, Área de Preservação Permanente, Montes ribereños.

Resumo

Tendo como ponto de referência o rio, a existência das áreas de Preservação Permanente/montes ribereños (APP's) é fundamental para a preservação das suas margens e, consequentemente, do próprio recurso hídrico. A expansão do espaço urbano e/ou espaço agrícola acarreta a supressão das (APP's) provocando dano ambiental. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as condições das áreas de Preservação Permanentes (APP's) e dos montes ribereños, como se denominam as (APP's) no Uruguai, nas margens de um segmento do Rio transfronteiriço Quaraí/Cuareím, localizado na fronteira do Brasil com o Uruguai. A metodologia qualitativa, inicialmente, de revisão bibliográfica, realizou um comparativo entre a legislação florestal e de recursos hídricos brasileira e a legislação ambiental uruguaia. Foram utilizadas imagens de satélite para localização e análise do trecho estudado na bacia hidrográfica do Rio Quaraí/Cuareím, situado entre os afluentes Arroio Pintado Grande, a Leste, e o Arroio Tamandu a Oeste. Como resultado se verificou que existem APP's/montes ribereños preservados. Entre os usos irregulares das áreas de Preservação Permanente podem se destacar a extração de areia das margens do rio e o avanço das fronteiras agrícolas, acarretando a necessidade urgente de amenizar os problemas ambientais mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALINE ANDRESSA BERVIG, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Pesquisadora da WATERLAT-GOBACIT.

Mestre em Geografia e Geociências (UFSM) com Dissertação intitulada "Diagnóstico das Áreas de Preservação Permanente de um rio transfronteiriço: o caso de um segmento do Rio Quaraí/Cuareím." Foi Professora Substituta de Geografia no Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha) de Alegrete/RS; Foi Professora Substituta no Campus do IFFarroupilha de Júlio de Castilhos /RS. Foi Professora Pesquisadora II no Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC-2014 UAB/UFSM).Foi Professora de Geografia do Colégio Energy, atuando, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ministra aulas personalizadas das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia para discentes dos Ensinos Fundamental e Médio.

ELIANE MARIA FOLETO, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Adjunta junto ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

07-07-2019

Como Citar

BERVIG, A. A., & FOLETO, E. M. (2019). DIAGNÓSTICO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE UM RIO TRANSFRONTEIRIÇO: O CASO DAS MARGENS DE UM SEGMENTO DO RIO QUARAÍ/CUAREÍM. Caminhos De Geografia, 20(69), 49–62. https://doi.org/10.14393/RCG206940652

Edição

Seção

Artigos