A ABORDAGEM DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - REFLEXÕES A PARTIR DO CONTEXTO DA BACIA DO ALTO RIO DAS VELHAS/MG

Autores

  • Joselaine Ribeiro Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Rodrigo Lemos
  • Guilherme Cota
  • Antônio Magalhães
  • Guilherme Peron

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196823

Resumo

O artigo discute diferentes formas de entendimento das dinâmicas de conflito pelo uso de recursos hídricos a partir de duas principais perspectivas: conflito a partir das definições de diferentes marcos normativos e instrumentos de gestão da política de recursos hídricos; conflito pelo uso de recursos hídricos de acordo com a percepção social de diferentes atores e instâncias políticas. Como exemplo de caso é detalhada e analisada a questão da bacia do Alto Rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de percentual significativo da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e aquisição de dados primários por meio de questionário e entrevistas. A pesquisa evidenciou a limitação do atual marco normativo e dos instrumentos de gestão utilizados para tratar as situações de conflito, principalmente devido à  grande diversidade de cenários e situações relacionadas à  questão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joselaine Ribeiro, Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Área de recursos hídricos do Departamento de Geografia do IGC-UFMG

    Diretoria de Gestão e Apoio ao Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Igam

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO, Joselaine; LEMOS, Rodrigo; COTA, Guilherme; MAGALHÃES, Antônio; PERON, Guilherme. A ABORDAGEM DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NA GESTÃO DE RECURSOS H͍DRICOS - REFLEXÕES A PARTIR DO CONTEXTO DA BACIA DO ALTO RIO DAS VELHAS/MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 68, p. 343–360, 2018. DOI: 10.14393/RCG196823. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40352. Acesso em: 24 abr. 2025.