A ABORDAGEM DE CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - REFLEXÕES A PARTIR DO CONTEXTO DA BACIA DO ALTO RIO DAS VELHAS/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196823Resumo
O artigo discute diferentes formas de entendimento das dinâmicas de conflito pelo uso de recursos hídricos a partir de duas principais perspectivas: conflito a partir das definições de diferentes marcos normativos e instrumentos de gestão da política de recursos hídricos; conflito pelo uso de recursos hídricos de acordo com a percepção social de diferentes atores e instâncias políticas. Como exemplo de caso é detalhada e analisada a questão da bacia do Alto Rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de percentual significativo da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e aquisição de dados primários por meio de questionário e entrevistas. A pesquisa evidenciou a limitação do atual marco normativo e dos instrumentos de gestão utilizados para tratar as situações de conflito, principalmente devido à grande diversidade de cenários e situações relacionadas à questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.