ANÁLISE DO PROJETO ORLA MAR͍TIMA DE ICAPU͍/CE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES LOCAIS E AMBIENTALISTAS

Autores

  • Maria Bonfim Casemiro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fábio Perdigão Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fábio de Oliveira Matos Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196625

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Gerenciamento costeiro, Políticas públicas

Resumo

Compreendendo-se que as áreas costeiras são dinâmicas e instáveis, analisar a aplicação e a real eficiência do planejamento desenvolvido para essa região torna-se necessária. Diante disso, este artigo tem por objetivo principal analisar a plena efetivação do Projeto Orla do município de Icapuí-CE. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, no qual os dados foram coletados em campo a partir de questionários aplicados juntamente a gestores e estudiosos da temática. Os resultados revelaram que o Projeto Orla desenvolvido para a área não se efetivou plenamente e carece de uma revisão. Nesse sentido, se faz necessário que o poder público municipal desenvolva políticas efetivas que constam no planejamento da orla marítima da região de forma a minimizar os impactos existentes na localidade; o referido planejamento necessita de uma revisão no sentido de garantir um ambiente realmente sustentável à comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bonfim Casemiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação em Geografia (2014) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PropGeo/UECE com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas regiões semi-áridas e litorâneas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira - CNPQ. Membro do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC (PropGeo/UECE); Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de impactos ambientais em zonas costeiras; Gestão costeira integrada; Impactos e Gestão Ambiental. 

Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestrado (2015) e Graduação (2013) em Geografia pela UECE.

Fábio Perdigão Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE e Professor Convidado do Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade do Vale do Itajai ? UNIVALI. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo.

Fábio de Oliveira Matos, Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia - Universidade Federal do Ceará (2013). Exerce trabalhos de orientação nos Programas de Pós-graduação em Geografia (UFC) e Ciências Marinhas Tropicais (UFC). Atua na área de Gestão Integrada da Zona Costeira, com ênfase na temática urbana e regional: desenvolvimento, maritimidade, urbanização litorânea e gestão ambiental.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

Casemiro, M. B., de Oliveira Lima Barra, O. A., Vasconcelos, F. P., & Matos, F. de O. (2018). ANÁLISE DO PROJETO ORLA MAR͍TIMA DE ICAPU͍/CE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES LOCAIS E AMBIENTALISTAS. Caminhos De Geografia, 19(66), 361–374. https://doi.org/10.14393/RCG196625

Edição

Seção

Artigos