ANÁLISE DO PROJETO ORLA MARÍTIMA DE ICAPUÍ/CE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES LOCAIS E AMBIENTALISTAS

Autores

  • Maria Bonfim Casemiro Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fábio Perdigão Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Fábio de Oliveira Matos Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196625

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Gerenciamento costeiro, Políticas públicas

Resumo

Compreendendo-se que as áreas costeiras são dinâmicas e instáveis, analisar a aplicação e a real eficiência do planejamento desenvolvido para essa região torna-se necessária. Diante disso, este artigo tem por objetivo principal analisar a plena efetivação do Projeto Orla do município de Icapuí-CE. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, no qual os dados foram coletados em campo a partir de questionários aplicados juntamente a gestores e estudiosos da temática. Os resultados revelaram que o Projeto Orla desenvolvido para a área não se efetivou plenamente e carece de uma revisão. Nesse sentido, se faz necessário que o poder público municipal desenvolva políticas efetivas que constam no planejamento da orla marítima da região de forma a minimizar os impactos existentes na localidade; o referido planejamento necessita de uma revisão no sentido de garantir um ambiente realmente sustentável à comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Bonfim Casemiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Graduação em Geografia (2014) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PropGeo/UECE com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas regiões semi-áridas e litorâneas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira - CNPQ. Membro do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC (PropGeo/UECE); Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de impactos ambientais em zonas costeiras; Gestão costeira integrada; Impactos e Gestão Ambiental. 
  • Otávio Augusto de Oliveira Lima Barra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestrado (2015) e Graduação (2013) em Geografia pela UECE.
  • Fábio Perdigão Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE e Professor Convidado do Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade do Vale do Itajai ? UNIVALI. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo.
  • Fábio de Oliveira Matos, Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)
    Professor Adjunto do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia - Universidade Federal do Ceará (2013). Exerce trabalhos de orientação nos Programas de Pós-graduação em Geografia (UFC) e Ciências Marinhas Tropicais (UFC). Atua na área de Gestão Integrada da Zona Costeira, com ênfase na temática urbana e regional: desenvolvimento, maritimidade, urbanização litorânea e gestão ambiental.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CASEMIRO, Maria Bonfim; DE OLIVEIRA LIMA BARRA, Otávio Augusto; VASCONCELOS, Fábio Perdigão; MATOS, Fábio de Oliveira. ANÁLISE DO PROJETO ORLA MAR͍TIMA DE ICAPU͍/CE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES LOCAIS E AMBIENTALISTAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 66, p. 361–374, 2018. DOI: 10.14393/RCG196625. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39978. Acesso em: 22 abr. 2025.