EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155024730Palavras-chave:
Educação, Espaço Vivido, Aprendizagem SignificativaResumo
O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Willame de Oliveira Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Adriana Karol Damasceno da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.