USO DE SOFTWARES LIVRES DE SIG COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO

Autores

  • Filipe Silveira Trindade Universidade Federal de Viçosa
  • André Luiz Lopes de Faria Universidade Federal de Viçosa
  • Elpídio Inácio Fernandes Filho Universidade Federal de Viçosa
  • Luis Marcelo Tavares de Carvalho Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155124594

Palavras-chave:

Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Software livre, Ensino de Geografia, Mapa temático.

Resumo

Esta pesquisa realizou um estudo sobre a viabilidade da utilização de um software livre de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) pelo professor de Geografia. Mapas temáticos podem ser criados a partir de tais programas e facilitar o ensino em sala. Foram levantados dados para a construção de um mapa temático sobre deslizamento de terra, que fez parte de um dos projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, em Viçosa-MG. O programa escolhido foi o "TerraView", criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse software foi estudado para a aquisição de informações sobre o mesmo e posterior manipulação do programa. O mapa temático apresentado aos educandos na sala despertou a atenção dos alunos, principalmente pelo espaço representado (parte da cidade de Viçosa-MG) fazer parte da vivência cotidiana do aluno e se mostrar como uma novidade diante deles. Porém, ficou evidente que o software apresenta problemas que devem ser sanados e não é tão simples de ser manuseado, como aponta alguns trabalhos. As tecnologias não substituem o professor, mas pode auxiliá-lo em aula. Assim, é necessário que esses educadores sejam capacitados e qualificados para manipular tais programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-09-2014

Como Citar

TRINDADE, F. S.; FARIA, A. L. L. de; FERNANDES FILHO, E. I.; CARVALHO, L. M. T. de. USO DE SOFTWARES LIVRES DE SIG COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 51, p. 118–126, 2014. DOI: 10.14393/RCG155124594. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24594. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos