ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA

Autores

  • Rosiane Correa Guimarães Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.
  • Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Cartografia. Recursos didático-pedagógicos.

Resumo

O ensino de Geografia contribui para que os alunos compreendam a realidade na qual vivem, além disso, ajuda a desenvolver noções espaciais necessárias à vida em sociedade, sendo fonte para romper com a alienação. Sendo assim, surgiu o interesse em investigar quais as ações desenvolvidas pelos professores de Geografia para incentivar e despertar o interesse dos alunos. O principal objetivo é refletir sobre os recursos didático-pedagógicos utilizados pelos professores de Geografia em sala de aula para estimular seus estudantes. Foram feitas sugestões lúdicas de recursos didático-pedagógicos e atividades para que os professores trabalhem conceitos de Cartografia de uma forma prazerosa e interessante. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico, documental, visitas de observação e confecção dos mapas em quebra-cabeça, que podem ser utilizados por todos os professores de Geografia. O intuito foi apresentar uma proposta diferente, na qual os alunos aprendem brincando sobre seu cotidiano e podem fazer ligações dos acontecimentos locais com o que ocorre em escala mundial. Deve ser considerado que todos os alunos precisam de metodologias novas, que instiguem o pensar geográfico para que tenham motivação o bastante e se interessem pelo estudo de Geografia, contribuindo para a compreensão crítica da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Correa Guimarães, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Membro do Grupo de pesquisa Dinâmica dos Ambientes, Planejamento e Gestão Ambiental (GEDAP/CNPq) CAC/UFG.

Odelfa Rosa, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Membro do Grupo de pesquisa Dinâmica dos Ambientes, Planejamento e Gestão Ambiental (GEDAP/CNPq) CAC/UFG.

Downloads

Publicado

28-04-2014

Como Citar

Guimarães, R. C., & Rosa, O. (2014). ENSINANDO GEOGRAFIA DE FORMA LÚDICA ATRAVÉS DO QUEBRA-CABEÇA. Caminhos De Geografia, 15(49). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23159

Edição

Seção

Artigos