DINÂMICA DA PAISAGEM NO ENTORNO DA RESERVA NATURAL SERRA DO TOMBADOR, NORTE DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144521980Palavras-chave:
Fragmentação, Unidade de Conservação, Cerrado, Conservação, Reserva Particular do Patrimônio NaturalResumo
A Reserva Natural Serra do Tombador (RNST) protege um grande remanescente natural nesse bioma. Nós analisamos a dinâmica da paisagem no seu entorno, monitorando a perda de habitat entre 2001 e 2008. A região de análise foi dividida em quarto quadrantes e em 64 células. Foram desenhados quatro buffers no entorno da Reserve, definidos a partir de 5, 10, 15 e 20 km dos seus limites. Métricas da paisagem foram geradas para os polígonos de desmatamento, que se tornaram mais numerosos em 2008, mostrando um aumento na fragmentação da paisagem. Esses resultados sugerem uma rápida conversão da paisagem analisada, ameaçando a biodiversidade da RNST pela fragmentação, isolamento e diminuição da conectividade da Reserva com outras áreas protegidas. Porém, a área alterada não apresentou mudança significativa, sugerindo uma oportunidade para a criação de novas unidades de conservação para proteção da biodiversidade. As principais ameaças para essa paisagem são o estabelecimento de estradas pavimentadas e reservatórios de pequenas centrais hidrelétricas, ambos planejados para a região. Para alcançar os objetivos da RNST de manter a biodiversidade regional, sugerimos a criação de novas áreas protegidas na região, principalmente nos quadrantes Nordeste e Noroeste, e atenção à conectividade entre a RNST e o PNCV.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Renata Dias Françoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.