CARACTERIZAÇÃO E VARIABILIDADE CLIMÁTICA EM SÉRIES DE TEMPERATURA, UMIDADE RELATIVA DO AR E PRECIPITAÇÃO EM ITUIUTABA - MG

Autores

  • Arlei Teodoro de Queiroz
  • Rildo Aparecido Costa

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134319555

Palavras-chave:

Variabilidade climática, temperatura, umidade relativa, precipitação e Ituiutaba-MG.

Resumo

A variabilidade é um dos elementos mais conhecidos da dinâmica climática, o impacto produzido por esse fenômeno, mesmo dentro do esperado pode ter reflexos significativos nas atividades humanas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar variabilidade climática em Ituiutaba (MG), enfocando tais variações como um meio para compreender futuras mudanças. Para realização deste trabalho foram utilizados dados de temperatura máxima, umidade relativa do ar mínima e totais pluviométricos mensais e anuais no período de março de 1980 a agosto de 2012, da Estação Meteorológica de Ituiutaba do INMET. Como resultado deste trabalho pode-se afirmar que as temperaturas máximas anuais aumentaram durante o período analisado, podendo acarretar vários problemas socioeconômico, bem como, para a saúde humana. A partir dos dados, verifica-se, também, que a umidade relativa do ar está diminuindo ao longo da série estudada, fato que pode estar relacionado com o aumento da temperatura e consequentemente com uma maior evaporação das águas. Sobre os totais pluviométricos anuais, nota-se que os valores estão aumentando gradativamente, sendo que esse aumento pode estar relacionado com o aumento da temperatura, que faz com que se tenha uma maior evaporação e consequentemente uma maior precipitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-09-2012

Como Citar

DE QUEIROZ, A. T.; COSTA, R. A. CARACTERIZAÇÃO E VARIABILIDADE CLIMÁTICA EM SÉRIES DE TEMPERATURA, UMIDADE RELATIVA DO AR E PRECIPITAÇÃO EM ITUIUTABA - MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 43, p. 346–357, 2012. DOI: 10.14393/RCG134319555. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/19555. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos