UM NOVO OLHAR NA GEOGRAFIA PARA OS CONCEITOS E APLICAÇÕES DE GEOSSISTEMAS, SISTEMAS ANTRÓPICOS E SISTEMAS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134116613Palavras-chave:
Geossistemas, Sistemas Antrópicos, Sistemas Ambientais, Epistemologia da GeografiaResumo
O objetivo deste trabalho é propor uma discussão referente à aplicação da Teoria Geral dos Sistemas na definição dos conceitos de Geossistemas, Sistemas Antrópicos e Sistemas Ambientais, categorias de análise para a definição do objeto de estudo da Geografia em uma perspectiva sistêmica e holística: a organização espacial. Busca-se com este texto mostrar que o estudo integrado dos fenômenos físico-naturais e as diversas configurações socioespaciais é uma busca incessante da ciência geográfica desde sua sistematização, e que no contexto contemporâneo, com a fundamentação epistemológica fomentada com o desenvolvimento da teoria da complexidade e o retorno da Geografia ao estudo da totalidade, superasse o paradigma fragmentário proposto pela Geografia Tradicional. Propõe-se a partir dessas reflexões, provar que a adoção dos conceitos de Geossistemas e Sistemas Antrópicos e a análise dos seus fluxos de matéria, energia e informação, configuram a organização espacial, aqui chamado de Sistemas AmbientaisDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Raul Reis Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.