UM OLHAR A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Maria do Socorro Ferreira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Edimilson Gomes da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134416531

Palavras-chave:

Geografia, Dinâmicas, Relação ensino/aprendizagem

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de sala de aula que podem ser usadas no ensino da Geografia. O trabalho foi elaborado com base em referencial teórico sobre a temática abordada; relatos de experiências vivenciadas pela autora na Disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino em Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana-MS; observações sistematizadas durante a supervisão de estágios nas escolas públicas estaduais da referida cidade; e, diálogos informais com professores do Ensino Fundamental e Médio vinculados a rede pública e particular de ensino. O uso de dinâmicas em sala de aula, enquanto ferramenta para auxiliar no ensino da Geografia Escolar, contribui de forma significativa para melhorar a relação ensino/aprendizagem. Todavia, o uso de dinâmicas exige que o professor seja criativo na perspectiva de buscar outras e/ou novas possibilidades de contribuir efetivamente para a construção do saber geográfico. As atividades lúdicas realizadas pelos estagiários e/ou professores são consideradas como um instrumento capaz de facilitar a relação ensino/aprendizagem dos conteúdos da Geografia. Assim, defendemos a ideia que a partir do momento em que o estudante consegue se inserir enquanto sujeito participante do processo de ensino/aprendizagem, especialmente através de atividades lúdicas, tende a ter mais interesse pela disciplina e, consequentemente mais facilidade na aquisição do conhecimento.

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Publicado

18-12-2012

Como Citar

DA SILVA, M. do S. F.; DA SILVA, E. G. UM OLHAR A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE DINÂMICAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 44, p. 128–139, 2012. DOI: 10.14393/RCG134416531. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16531. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos