INDICADORES AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DA BIOENGENHARIA NA SUCESSÃO ECOLÓGICA DA MATA CILIAR NA MARGEM DIREITA DO RIO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Luisa Ferreira Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Francisco Sandro Rodrigues Holanda Universidade Federal de Sergipe
  • Renisson Nepomuceno de Araújo Filho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113516257

Palavras-chave:

indicadores ambientais, erosão, bioengenharia, sucessão ecológica, mata ciliar

Resumo

O maior problema ambiental que se destaca no rio São Francisco é a erosão, tais conseqüências ambientais são fornecidas entre elas o aumento da turbidez nos corpos hídricos, perda da área produtiva e assoreamento do rio devido à devastação das matas ciliares, o que acarreta a diminuição da biodiversidade na região. No processo de contenção da erosão, é necessário ser feito um estudo da mata ciliar, uma vez que a mesma pode auxiliar na contenção da erosão, preservando a integridade do solo contra os efeitos danosos da erosão. A utilização de indicadores para o estudo da sucessão ecológica de espécies de mata ciliar na margem direita do rio São Francisco oferece uma melhor compreensão e dimensão do problema que atinge a área. O presente trabalho tem por objetivo a construção de indicadores ambientais como ferramenta para uma melhor compreensão da contribuição da bioengenharia na sucessão ecológica na margem direita do Rio São Francisco. A identificação de indicadores ambientais para o estudo do sistema "contribuição da bioengenharia na sucessão ecológica da mata ciliar no Baixo São Francisco", mostrou-se como uma ferramenta de grande importância para uma melhor compreensão do sistema, permitindo práticas de recuperação mais viáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Ferreira Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, M.Sc em Agroecossistemas, Núcleo de Pós Graduação em Estudos e Recursos Naturais, Universidade Federal de Sergipe, CEP 49015-000, São Cristóvão (SE). Luisa_bio@hotmail.com

Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Agrônomo, Dr., Professor, Universidade Federal de Sergipe, CEP 49015-000, São Cristóvão (SE)

Renisson Nepomuceno de Araújo Filho, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Agroecossistemas, Núcleo de Pós Graduação em Estudos e Recursos Naturais, Universidade Federal de Sergipe, CEP 49015-000, São Cristóvão (SE)

Downloads

Publicado

15-09-2010

Como Citar

RIBEIRO, L. F.; HOLANDA, F. S. R.; ARAÚJO FILHO, R. N. de. INDICADORES AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DA BIOENGENHARIA NA SUCESSÃO ECOLÓGICA DA MATA CILIAR NA MARGEM DIREITA DO RIO SÃO FRANCISCO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 35, p. 222–230, 2010. DOI: 10.14393/RCG113516257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16257. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos