CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO PLUVIOMÉTRICO NAS CIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103116136Palavras-chave:
Chuvas, gênese, estrutura, cidadeResumo
Este artigo é uma síntese da dissertação de mestrado intitulada "Gênese e Estrutura Espacial das Chuvas na Cidade de Uberlândia-MG" que, baseada nos preceitos da Climatologia Geográfica, buscou a compreensão da gênese das chuvas na cidade de Uberlândia por meio de interpretação de cartas sinóticas e da análise rítmica; a estrutura espacial das chuvas, por meio da instalação de uma rede de 30 pluviômetros e de uma série mapas que representassem a distribuição das chuvas no perímetro urbano da cidade. Os dados obtidos demonstraram que o comportamento das chuvas na cidade de Uberlândia, é fortemente condicionado pelo ritmo de sucessão dos sistemas atmosféricos, principalmente a Frente Polar (IT) e as Linhas de Instabilidade (IT), responsáveis em grande parte pela distribuição, altura e também, deslocamento das precipitações na cidade de Uberlândia-MG.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Paulo Cezar Mendes, Antônio Giacomini Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.