Macroalgas e qualidade da água em três comunidades ribeirinhas na bacia do Tarumã-mirim, Manaus (AM) / MACROALGAE AND WATER QUALITY FROM THREE RIVER-DWELLING COMMUNITIES IN TARUMÃ-MIRIM BASIN, MANAUS (AM).

Autores

  • Domitila Pascoaloto Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
  • Maria do Socorro Rocha da Silva Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
  • Antônia Gomes Neta Pinto Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
  • Terezinha de Jesus Gonçalves Bolsista FAPEAM
  • Vanessa Karem Carvalho Lins Bolsista FAPEAM
  • Juliana Freitas Lins Bolsista FAPEAM
  • Roberta Kelly Batalha da Silva Bolsista FAPEAM
  • Eliana Emiko Araújo Takano Bolsista FAPEAM

Palavras-chave:

Ecologia Aquática

Resumo

Este estudo foi desenvolvido como subsídio para explicar a alunos do ensino fundamental a importância do meio físico para organismos aquáticos. Foram investigadas as macroalgas e a qualidade da água do rio Tarumã-Mirim, próximo às comunidades Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Livramento e São Sebastião. O estudo foi realizado entre setembro/2006 e maio/2007. As características físico-químicas da água nos três locais foram condizentes com as esperadas para rios de água preta: ácidas, com valores baixos de turbidez e condutividade, embora em alguns locais, com maior incidência de pessoas, principalmente nos finais de semana, o pH tenha sido superior a 5,0. A existência dos balneários ou das comunidades não afetou significativamente a qualidade da água dos rios, oposto do que foi observado anteriormente na parte urbana da bacia do Tarumã-Açu, onde as águas de quase todos os igarapés já estão contaminadas por esgotos domésticos e pelo "churumeâ€? do aterro sanitário. Macroalgas estiveram em Nossa Senhora de Fátima e do Livramento, onde houve substrato disponível. As espécies encontradas também não indicam contaminação das águas. Palavras-Chave: Ecologia Aquática, Hidroquímica, Limnologia, Bacia Hidrográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-07-2009

Como Citar

Pascoaloto, D., Silva, M. do S. R. da, Neta Pinto, A. G., Gonçalves, T. de J., Lins, V. K. C., Lins, J. F., Silva, R. K. B. da, & Takano, E. E. A. (2009). Macroalgas e qualidade da água em três comunidades ribeirinhas na bacia do Tarumã-mirim, Manaus (AM) / MACROALGAE AND WATER QUALITY FROM THREE RIVER-DWELLING COMMUNITIES IN TARUMÃ-MIRIM BASIN, MANAUS (AM). Caminhos De Geografia, 10(29). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16021

Edição

Seção

Artigos