TURISMO ECOLÓGICO E HISTÓRICO NO PARQUE ESTADUAL MONTE DAS TABOCAS: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO

Autores

  • Sabastião da Silva Cabral
  • Maria Alciene Neves Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Tácio Oliveira da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Taciano Oliveira da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado do Espiríto Santo (Cefet-ES
  • Soraya Grazielle Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103015896

Palavras-chave:

Planejamento turístico, Atrativo turístico, Monte das Tabocas

Resumo

O presente trabalho aborda a importância de um dos locais mais representativos na história do estado de Pernambuco e do Brasil, o Monte das Tabocas, que serviu de palco para o primeiro embate entre os luso-brasileiros e as tropas holandesas num episódio que deu início à expulsão dos holandeses do Brasil. O local aonde ocorreu essa tão importante batalha foi transformado em parque histórico estadual em 9 de novembro de 1978. Através de visita "in locoâ€? foi possível observar e diagnosticar a verdadeira situação de abandono do Parque. Diante do cenário encontrado, surgiu o objetivo central deste trabalho que foi realizar uma proposta de restauração e reestruturação para o Parque Histórico Estadual Monte das Tabocas, visando à realização de atividades pedagógicas e turísticas. Desse modo, pode inferir, que o Parque Histórico Estadual Monte das Tabocas pode se tornar um gerador de demanda turística para o município de Vitória de Santo Antão. Assim, vê-se a necessidade de estruturar esse Parque para proporcionar aos futuros visitantes uma infra-estrutura adequada para o exercício de atividades como estudo, lazer ou recreação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabastião da Silva Cabral

Especialista em Planejamento Estratégico do Turismo pela UPE

Maria Alciene Neves, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Profa. MSci Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ

Tácio Oliveira da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Especialização em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2002); Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares/ Fertilidade do Solo pela Universidade Federal de Pernambuco (2004); Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2007).

Taciano Oliveira da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado do Espiríto Santo (Cefet-ES

Prof. Dr. Instituto Federal do Espírito Santo, IFES

Soraya Grazielle Pereira da Silva

Turismóloga

Downloads

Publicado

04-06-2009

Como Citar

CABRAL, S. da S.; NEVES, M. A.; SILVA, T. O. da; SILVA, T. O. da; SILVA, S. G. P. da. TURISMO ECOLÓGICO E HISTÓRICO NO PARQUE ESTADUAL MONTE DAS TABOCAS: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 30, p. 188–197, 2009. DOI: 10.14393/RCG103015896. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15896. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos