ESTUDO PRELIMINAR SOBRE TRABALHOS DE CAMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515621Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Especial e Inclusiva, Trabalho de Campo.Resumo
A partir da segunda metade do século XX tem-se observado uma grande preocupação em desenvolver uma metodologia adequada que permita aos alunos com deficiência se incluírem no sistema educacional, garantindo assim, um aprendizado com qualidade. Sendo o espaço com suas relações sociais, o objeto de estudo da Geografia, torna-se necessário inserir esta disciplina no contexto da educação inclusiva, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e humana. Portanto este trabalho busca discutir a acessibilidade ao Trabalho de Campo na Geografia para os alunos com deficiência física, uma vez que esta atividade constitui em uma importante ferramenta para a construção do conhecimento geográfico e estes alunos acabam sendo excluídos de tais atividades devido à falta de veículos adaptados e às dificuldades de acesso em certos locais. Para que fosse possível a realização desse trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas "trabalho de campo e educação especial/inclusivaâ€?, bem como a disponibilidade de transporte adaptado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi levantado também o número de alunos com algum tipo de deficiência matriculados na instituição em 2006 e a análise de Projetos de Trabalho de Campo realizados no Curso de Graduação em Geografia da UFU. O objetivo desse trabalho será, portanto, apresentar aos futuros e atuais professores, alternativas para melhoria de sua formação profissional, na perspectiva da Educação Inclusiva, levando-os a refletir sobre a necessidade de o professor estar preparado para planejar suas atividades, criando técnicas, roteiros acessíveis e utilizando veículos adaptados que permitam a todos os alunos, participarem das atividades programadas, respeitando o direito a igualdade de oportunidades.Downloads
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Copyright (c) 2008 Ecione Maria da Silva, Adriany de Ávila Melo
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