Poesia e identidade negra em dois poema de Oliveira Silveira
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-76140Palabras clave:
Identidade negra; poesia; Oliveira SilveiraResumen
Este artigo propõe a análise de dois poemas de Oliveira Silveira: “Encontrei minhas origens” e “Resgate (Década 60)”, presentes na obra Roteiro dos tantãs, publicada em 1981. Nosso intuito é investigar como o poeta elabora uma identidade negra nos poemas ao mesmo tempo que aborda a desconstrução de estereótipos seculares conferidos à negritude. Oliveira Silveira põe em perspectiva o protagonismo negro no encontro com a sua ancestralidade, além de tratar sobre o rompimento de estigmas ao substituir a marginalização do negro na sociedade pela urgência de garantir um lugar de fala. A partir de um olhar crítico dos poemas, consideramos que o poeta, importante porta-voz do Movimento Negro, sugere a elaboração da construção da identidade negra positiva. Para alcançar o objetivo proposto, o método usado será o bibliográfico, como aporte teórico nos basearemos em Munanga (2009; 2000), Nonoya (2020), Fanon (2008), dentre outros, além dos poemas que compõe o corpus deste estudo.
Descargas
Citas
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.
DANTAS, Elisalva Madruga. A negritude poética do gaúcho Oliveira Silveira. Revista de Letras, João Pessoa, n. 28, p. 74-77, jan/dez. 2006.
DAMASCENA, Q. S. MIRANDA, E. O. Caminhos identitários: contribuições de Kabengele Munanga na construção da identidade negra positiva. Rev. Hist. Porangatu, v.7, n.1, p. 145-155, jan./jun. 2018.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2017a.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUfba, 2008.
GOMES, N. L. Por uma indignação antirracista e diaspórica: negritude e afrobrasilidade em tempos de incertezas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), n. 26, p. 111-124, jul/out. 2018.
LOBATO, Monteiro. Caçadas de Pedrinho. 14. ed. Ilustrações de André Le Blanc. São Paulo: Brasiliense, 1962.
MUNANGA, Kabengele. Negritude usos e sentidos. 3. ed. ampliada e revista pelo autor. 1ª e 2ª ed. pela Editora África. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, André Augusto P. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: Ed. EDUFF, 2000. p. 15-34.
NONOYA, D. S. Representações de uma identidade negra: um estudo de caso a partir dos poemas encontrei minhas origens, treze de maio e vinte de novembro, de Oliveira Silveira. Revista ensaios e pesquisa em educação e cultura, n. 9, v.5, p. 191-120. 2020.
SILVA, J. R. G. da Pedro. O estereótipo a ser desconstruído em O demônio familiar, de José de Alencar. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
SILVEIRA, Oliveira. Oliveira Silveira - obra reunida. In: AUGUSTO, Ronald (org.). 2. ed. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.